Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Dia Nacional do Futebol - Dama Bier sugere harmonização de petiscos e cerveja



Para comemorar a data nada melhor do que reunir amigos, cerveja boa, futebol e deliciosos petiscos 


Samba com feijoada, cinema com pipoca, e futebol com cerveja. Algumas coisas juntas ficam ainda melhores. Por isso, no Dia Nacional do Futebol, comemorado dia 19 de julho, a Dama Bier, cervejaria de Piracicaba reconhecida pela qualidade de seus produtos, sugere diversas harmonizações com um ingrediente que também está sempre presente no futebol com cerveja: os petiscos.

“O brasileiro adora combinar cerveja com futebol. No dia em que comemoramos o esporte, sugerimos uma experiência nova, descobrir novas cervejas e se aventurar em diferentes harmonizações”, recomenda Paulo Bettiol, bier sommelier da Dama Bier.

Veja abaixo a sugestão de harmonização do bier sommelier:


Dama Pilsen – Hamoniza com Mussarela de Búfala e Palmito em conserva. A leveza e a sutil acidez dos dois itens equilibra muito bem com o frescor da cerveja. A Pilsen é o estilo mais conhecido e consumido no mundo. A Dama Pilsen tem cor dourada, aroma com personalidade maltada e suaves notas de lúpulo. O sabor é predominantemente maltado com médio amargor, gerando um bom equilíbrio e proporcionando uma bela refrescância.


Dama American Lager - Harmoniza com Salame Hamburguês e Palmito em conserva. As notas lupuladas e a refrescância da cerveja complementam bem os sabores dos dois petiscos. O rótulo, criado pela Dama para Copa do Mundo de 2014 no Brasil, é o craque da cervejaria. A American Lager foi feita para refrescar os paladares de quem não abre mão de uma cerveja suave, porém cheia de informações sensoriais (aroma e sabor). Possui três variedades de lúpulo e uma de malte, destaque para o lúpulo Citra, utilizado no dry hopping.


Dama Weiss – Os sabores da Weiss acompanham perfeitamente queijo tipo Brie e salsicha de pernil, proporcionando um terceiro sabor aos dois.A Dama Weiss é uma típica Hefe-Weiss e para sua experiência ser completa deve ser servida em um tradicional copo de cerveja Weiss. Apresenta coloração amarelo palha, possui natural turbidez, visto que parte da levedura não é retirada no processo de preparo. No paladar apresenta sensação frisante, sabores condimentados e levemente frutados, resultando em um final com suave dulçor.


Dama IPA – Combina com Damasco com gorgonzola, Panceta e Lombo com ervas. Os sabores de malte e lúpulo conversam muito bem com os sabores dos itens, seja cortando a gordura ou complementando sabor. A Dama IPA possui cor âmbar, é filtrada e brilhante. Seu aroma passeia por tons cítricos, frutados (laranja) e por sugestivas notas de caramelo. Os sabores seguem as características do aroma, com o explosivo sabor e amargor de lúpulo contracenando harmoniosamente com os delicados dulçores dos maltes.


Dama Tupi – A potência da cerveja encontra nos sabores intensos do queijo parmesão uma ótima parceria. Um verdadeiro gol de placa. De cor âmbar claro e brilhante, com aromas que remetem a notas cítricas e condimentadas. No sabor, a utilização de centeio confere características picantes, amargor marcante e persistente.


Smoked Porter – Harmoniza com Costelinha de porco defumada. A Smoked Porter apresenta sabores que vão do chocolate amargo, passando pelo torrado e chegando ao defumado, trazendo muita complexidade no sabor e aroma. O complemento de sabores, tanto da cerveja, como da costela, se encontram e ficam uma delicia. Uma jogada e tanto. 

Sobre a Dama Bier

Fundada em 2010 na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, a Dama Bier produz cerveja com diferencial em qualidade e com grande personalidade sensorial. A empresa possui 12 rótulos em seu portfólio, com diversas premiações em competições nacionais e internacionais. Além de contar com profissionais qualificados em toda a operação desde a produção até a entrega.


Siga Dama Bier nas redes sociais:
Facebook: /DamaBier
Twitter: /DamaBier
Instagram: /DamaBier
Youtube:/DamaBier

Fonte: Dezoito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club