Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 26 de julho de 2016

Dica do Ninkasi Beer Club: Chopp de Inverno na Vila St.Gallen

Chopp de Inverno na Vila St.Gallen

No último fim de semana o Ninkasi Beer Club subiu a serra para conhecer a versão 2016 do Chopp de Inverno da St. Gallen, a casa da Cerveja Therezópolis. Desta vez a escolha foi uma cerveja do estilo Doppelbock, batizada de "Exaggerator", com 9% de teor alcoólico e desenvolvida pelos cervejeiros Gustavo Miranda e Tommaso Di Martino.

Como já é costume da casa, um prato foi preparado especialmente para harmonizar com o chopp. Desta vez coube ao chef Rodrigo Mendes preparar a iguaria.

Vamos a eles:

O Chopp de Inverno

Doppelbock Exaggerator

É uma cerveja de coloração castanho avermelhado e corpo levemente turvo. Sua espuma de cor bege apresentou boa formação e persistência no copo.

No aroma o malte remete a caramelo, toffe e leve tostado. O aroma de canela é perceptível, porém sem exageros, harmonizando com o conjunto. Ao aproximar o copo do nariz não é perceptível a presença dos 9% de teor alcoólico. O álcool está muito bem inserido.

No sabor, ótimo equilíbrio entre o dulçor do malte, a canela e o leve amargor que surge no fim. Em nenhum momento, a presença da canela se sobrepôs ao outros ingredientes ou deixou a bebida enjoativa. Muito pelo contrário!

O chope de inverno tem médio drinkability devido seu alto teor alcoólico. O retrogosto é levemente amargo e duradouro. Corpo médio e carbonatação ideal. Cerveja muito saborosa e uma ótima para o inverno! Parabéns aos cervejeiros.

O Prato


Para harmonizar com o Exaggerator, o Chef Rodrigo Mendes preparou um suculento e delicioso arroz de costela e agrião, que veio apresentado sobre um creme de queijo defumado e ainda crocante de noz pecã. Todos os ingredientes casaram perfeitamente entre si e especialmente com a bebida. A noz pecã e seu caramelizado casou muito bem com o dulçor do malte e com a canela e o altor teor alcoólico do chopp serviu para cortar a untuosidade do prato. Certamente uma das melhores harmonizações que apreciei na St. Gallen!!

No detalhe Gustavo Miranda, Tommaso Di Martino e Rodrigo Mendes

Não deixem escapar esta oportunidade. O Chopp e o prato estão soberbos e a estação passa rápido! Aproveitem ainda para passear e conhecer todas as atrações que a Vila St. Gallen oferece. Um grande abraço e até o próximo chopp!

Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club