Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Por que vender só uma marca de cerveja pode desagradar cariocas na Rio-2016


O torcedor que for até as arenas olímpicas para os Jogos Rio 2016 poderá tomar cerveja à vontade nas arquibancadas. O preço não é dos mais baratos: cada copo de 473 ml vai custar R$ 13. Mas a falta de opção nos bares pode não agradar aos cariocas: a Ambev, patrocinadora dos Jogos, escolheu a marca Skol para o evento.

A cidade do Rio de Janeiro não morre de amores pela marca: é apenas a quarta mais vendida por lá, atrás de Antarctica, Itaipava e Brahma, segundo dados da Nielsen. Na Copa do Mundo de 2014, a empresa já tinha a exclusividade nos estádios. Mas ofereceu mais opções aos cervejeiros: as marcas escolhidas foram Brahma, Brahma Zero e Budweiser. Para a Olimpíada, só Skol será servida em instalações oficiais. 

“Essa escolha vai ter uma rejeição forte do público carioca. Normalmente, a Skol não tem aceitação fácil. É muito leve e neutra e tem um custo mais baixo nos bares do Rio. Até 2000, ela até era a mais vendida, mas hoje, do portfólio da Ambev, está atrás de Brahma e Antarctica”, diz Pedro Barcellos, somellier de cervejas do Grupo Troisgros.

“Existe rejeição à marca. Só clientes fiéis de Skol seguem pedindo a marca. E ninguém migra para ela. Se acabar Brahma, pulam para Antarctica. Se acabar Antarctica, migram para Brahma. Mas nenhum vai para a Skol”, conta Toninho do Momo, do Bar do Momo, na Tijuca. “Aqui, paramos de vender Skol há quatro ou cinco anos. Ninguém mais pedia”, afirma Leandro Amaral, do Bar da Gema, na mesma região.

Esse tipo de reação à Skol é local. A marca é a mais vendida no Brasil pela Ambev. E isso que aposta a marca. “Não enxergamos os Jogos Olímpicos como uma iniciativa do Rio de Janeiro. Estamos falando de uma iniciativa nacional. Nossas frentes de campanha, em TV, Digital e todos os nossos assets, como as vans pelo Brasil, são todas nacionais. Poucas coisas acontecem exclusivamente no Rio. O nosso posicionamento de ser Skol é pela preferência do Brasil pela marca”, explica Bruna Buás, gerente de marketing da Skol e responsável pelo projeto olímpico. "Temos uma história superbacana com o Rio. Até pouco tempo atrás, Skol era a marca preferida. E temos 280 quiosques na orla exclusivos da marca. O consumo é gigantesco em relação ao resto da cidade", completa.

Outro ponto para a escolha foi a relação do Brasil com os esportes olímpicos. Enquanto a ligação entre futebol e cerveja é óbvio, e a empresa explorava essa ligação em suas campanhas publicitárias com várias marcas, um evento com muitas modalidades não tem a mesma conexão com bebidas alcoólicas. Por isso, a escolha foi focar nas festas dos torcedores – o conceito é Delegação Skol, “que incentivará o consumidor a fazer da Olimpíada uma grande festa e vivenciar as melhores baladas e momentos durante o evento, uma estratégia que vai muito além da comercialização de bebidas exclusivas nas áreas oficiais dos Jogos Olímpicos”.

Esse muito além envolve a confraternização, nos moldes do que aconteceu na Copa do Mundo. A marca irá criar quatro espaços para reunir torcedores: a Vila Skol, no Museu de Arte Moderna do Rio, para 3 mil pessoas e com camping para torcedores, o Skol Live House, espaço de 300m² dentro do Parque Olímpico, a Arena Skol, em frente ao Maracanã, e o Skol Fun Zone, no Boulevard Olímpico.

Fonte: UOL
http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2016/07/20/por-que-vender-so-uma-marca-de-cerveja-pode-render-polemica-na-rio-2016.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club