Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Mr. Beer dá dicas de como servir corretamente cervejas especiais

Serviço contribui diretamente na degustação da bebida

Encontrar um ambiente agradável para degustar uma boa cerveja é sem dúvida um dos programas preferidos de muitas pessoas. No caso das cervejas especiais, fica ainda melhor se contar com a ajuda de quem saiba servir corretamente, tornando a experiência ainda mais completa. Mas para quem prefere se deliciar no conforto de casa, é interessante tomar alguns cuidados no momento de servir cada tipo de cerveja. Segundo Marina Cervi, beer sommelier da Mr. Beer, rede de franquias de cervejas especiais, o serviço correto contribui diretamente na degustação da bebida.

“Cada cerveja tem sua especificidade, mas em geral, o serviço deve começar com o copo inclinado, o que diminui a turbulência e a velocidade do líquido, evitando a formação indevida de espuma e diminuindo a volatilização dos aromas. Quando estiver 70% cheio é a hora de elevar lentamente e servir o líquido no centro até que o copo esteja reto, formando uma espuma de aproximadamente 1 a 2 cm”, sugere.

"As Weizenbiers requerem um serviço especial, exigindo uma maior inclinação do copo e menor velocidade na colocação do líquido, devido à alta formação de espuma característica desse estilo. A cerveja de 500 ml deve ser inteiramente colocada no copo Weizen, não se esquecendo de agitar a garrafa em movimentos circulares quando estiver restando 2 dedos da cerveja, para misturar com o fermento residual, e servir no copo em pé”, explica a Marina.

Segundo a beer sommelier é fundamental evitar o contato do recipiente (garrafa, lata, torneira de chopp, keg, etc.) com o líquido e com o copo. Isso porque esse contato pode transmitir partículas de poeira, sabão, entre outras, o que pode influenciar na formação de espuma. “Além de utilizar copos limpos e sem gorduras, é importante estar atento à temperatura de serviço. Cerveja muito gelada amortece as papilas gustativas, prejudicando a percepção do sabor”, completa Marina.

A dica é seguir a seguinte escala como referência: 

· Muito gelada (de 0 a 4°C): Pale Lagers, cervejas sem álcool e qualquer cerveja que tenha o objetivo de refrescar mais do que de ser degustada.

· Bem gelada (de 5 a 7°C): Weizenbiers (cervejas claras de trigo), Lambics de fruta e Gueuzes.

· Gelada (de 8 a 12°C): para Lagers Escuras, Pale Ale, Amber Ale, Dunkel Weizen (cervejas escuras de trigo), Porter, Helles, Vienna Lager, Belgian Tripel e Bock tradicional.

· Temperatura de adega (de 13 a 15°C): para as Belgian Dark Strong Ale, Belgian Gold Strong Ale, Stout, Eisbock, Doppelbock e a maioria das cervejas especiais Belgas, incluindo as Trapistas. 

Para Marina, a utilização do copo correto para o determinado tipo de cerveja permite ao consumidor a experiência total do sabor e aroma da cerveja. Confira abaixo os principais copos utilizados:

Caneca Mass – Ideal para cervejas armazenadas em barrils, conhecido comumente no Brasil como chopp. A caneca é muito usada em eventos e é ideal para quem adora brindar. É o típico canecão alemão, ideal para grandes e festeiros bebedores que adoram brindar a cada minuto. A alça evita o contato da mão com o vidro, mantendo a temperatura gelada por mais tempo.



Pint – Muito comum nos pubs ingleses e irlandeses, o Pint é tradicionalmente utilizado pelas Stouts, Bitters e a maioria das Ales inglesas. Foi idealizado por ter um desenho simples, barato e que comporta grandes quantidades de cerveja. O nome, na verdade, é uma medida: 1 pint = 473 ml (Estados Unidos), 568 ml (Reino Unido). Os dois tipos de copo Pint mais conhecidos são: Nonick, ou English Pint, que tem um anel saliente no topo; e o Irish Pint, imortalizado pela Guinness; o corpo mais fino na parte inferior propicia melhor encaixe nas mãos, e o arredondamento mais largo acima ajuda na captura dos aromas.


Taça Belga ou Tulipa – Ideal para cervejas que possuem bastante espuma, como a Blanche de Namur e outras Strong Ales Belgas. O desenho é baixo e elegante, permitindo também observar a evolução da espuma. Seu corpo arredondado captura os aromas e a borda voltada para fora se encaixa perfeitamente nos lábios e ajuda na sustentação da espuma. Não confunda com o que chamamos aqui no Brasil de Tulipa, que na verdade é um copo Pilsner. A Tulipa parece uma taça de conhaque, porém com a boca do copo virada para fora.



Copo IPA – Desenvolvido especialmente para esse estilo, através de seu Design ergonômico, com a finalidade de potencializar os complexos perfis aromáticos das American IPAs, mantendo um colarinho generoso e ressaltando o sabor. O copo ideal para fazer uma degustação amarga e especial.





Copo Weizen – Ideal para cervejas do tipo Weizenbier (cervejas de trigo), tem capacidade para receber todo o volume da garrafa de 500 ml, incluindo o fundo com leveduras e a espuma abundante, conforme tradição do estilo. A forma longa do copo possibilita a visualização do líquido, e a boca larga se justifica pela grande intensidade aromática do estilo.





Sobre a Mr. Beer

Fundada em 2009, em São Paulo, como um quiosque de cervejas especiais, a Mr. Beer teve rápido crescimento e atualmente é a maior rede franquias do segmento no país, com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil. A Mr. Beer oferece mais de 150 rótulos de cervejas especiais, 100 deles importados com exclusividade para o país pela própria franqueadora. Além disso, são mais de 80 acessórios relacionados ao mundo cervejeiro e kits licenciados e comemorativos de diversas marcas. As lojas da rede são sinônimo de excelência em rótulos, atendimento personalizado e harmonização.


Fonte: Dezoito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club