Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Cateto Barrel & Beer Day - Brazilian Barrel Aged Edition


Veja como será o evento!

O Cateto decide criar um festival que se dedicará 100% a celebrar este incrível território do uso da madeira nas cervejas artesanais. A ideia é trazer a tona experiências e produtos incríveis, a preços e em formatos diferenciados, para que de certo modo tais preciosidades ganhem visibilidade em território brasileiro. Vamos criar toda uma atmosfera de festa e celebrar estas incríveis e complexas cervejas.

BRAZILIAN BARREL AGED EDITION - CERVEJARIA DÁDIVA
Cada edição do festival será temática e contará com um ou mais parceiros a fim de viabilizar uma grande experiência para todos e nunca esgotando por completo este assunto tão vasto e ainda pouco explorado. Nesta segunda edição junto a Cervejaria Dádiva, criamos um festival dedicado as cervejas BRASILEIRAS que passam por envelhecimento em barris. 
A Cervejaria Dádiva é uma microcervejaria localizada no interior de São Paulo, em Várzea Paulista, entre as Serras do Cristal e do Japi. Hoje a cervejaria tem produção dos seus rótulos e ainda abriga uma boa quantidade de cervejarias ciganas, como Dogma, J.Beer, Avós, Juan Caloto e etc.

LANÇAMENTO DÁDIVA Barrel Aged
No passado era bastante comum a produção de cervejas que passavam por barris, mas com o passar do tempo essa técnica foi deixada de lado. A cerca de 20 anos, as cervejarias americanas passaram a produzir cervejas em barris e agora, no Brasil, as cervejarias estão se arriscando nessa ciência experimental, ganhando características diferentes em barris diferentes, o grande diferencial fica por conta das notas sabores e processos que a cerveja passa na troca com a madeira, enriquecendo em camadas de aromas e sabores a receita, o que a contece dentro do barril não é uma ciência exata e por isso a importância do blend, onde é possível atingir um padrão para consumo.

A Dádiva já vem experimentando o universo da madeira e em março, a cerveja DUO (comemoração de 2 anos de Cervejaria Dádiva), uma Strong Golden Ale, fermentada com levedura de chardonnay, recebeu chips de carvalho francês na maturação. Hoje, ela está com dulçor característico das cervejas belgas e notas mais ácidas proveniente da levedura usada, e o amadeirado que vem dos chips de carvalho francês. Hoje, Dádiva DUO está em barrica de tennessee whisky para lançamento em breve.

Como ponto alto do dia teremos o lançamento da Cervejaria Dádiva, a Dádiva Odonata - Uma imperial stout que passou por repouso em barris de tennessee whisky e está com 12,5% ABV, 80 IBU, corpo alto e aveludado, toques de cacau, baunilha, chocolate, café e madeira. Essa base da imperial stout foi para maturação em 3 variedades: frutas vermelhas (morango, framboesa e amora), café e favas de baunilha, ou seja, a mesma base com 3 produtos finais.

TAÇA DO EVENTO
Criamos junto a Cristal Blumenau uma taça especial personalizada para a data que permitirá degustar as cervejas em seu melhor estado.
Na compra da DEGUSTAÇÃO (4 doses de qualquer um dos chopes servidos no dia) o consumidor leva a TAÇA para casa.
Ou ainda poderá compra-la avulsa no dia por R$ 35,00

PARA BEBER:
(preços promocionais para a data apenas)

- Além da anfitriã Cervejaria Dádiva com seus 3 lancaçamentos ainda teremos mais 4 cervejarias representadas na versão em chope. Doses de 150ml servidos no copo do evento por R$ 18,00
NA COMPRA DE 4 DEGUSTAÇÕES - GANHA A TAÇA DO EVENTO

> Dádiva Barrel Aged Imperial Stout Café
> Dádiva Barrel Aged Imperial Stout Baunilha
> Dádiva Barrel Aged Imperial Stout Frutas Vermelhas

Cervejarias Convidadas:
> CERVEJARIA MANIBA (Novo Hamburgo - RS) - Robust “Vulgar” Porter Barrel Aged
> Cervejaria Pratinha (Ribeirão Preto - SP) Experimental -Mai Bock com Jacotá - Oak Aged mixed com chips de Jatobá Wood.
> WayBeer - Rock Your Taste (Curitiba - PR) PinhaiSpontaneous Barrel Aged
> Cervejaria Bodebrown (Curitiba - PR) Atonga - Imperial Stout Amburana Barrel Aged

PARA COMER:
Para saciar a fome, o CATETO covida o chefe de cozinha DIEGO BELDA para preparar um menu harmonizado em parceria do CATETO, com carnes exóticas, terrrines e cozinha de escola espanhola.
Diego Belda está no mercado desde o antigo CB, onde já desenvolvia pratos de referência. Em seguida abriu as portas do Rothko, e, no mesmo endereço, o Goya. Em paralelo tocava o projeto Born to Grill BBQ e é um dos nomes mais importantes na CHURRASCADA, evento que reune pitmasters de todo o mundo, aqui no Brasil. Atualmente está em Dublin participando do Big Grill Festival e com o pojeto Sítio três Paineiras, em São Francisco Xavier, onde a proposta é cozinhar apenas com o que é cultivado no local. Desde as frutas, legumes até as carnes, como aves, porcos e etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club