Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Entenda por que a cerveja sem álcool é aliada da atividade física

Para quem gosta da bebida, a cerveja sem álcool pode ser uma boa opção para o pós-treino, já que é isotônica, rica em vitaminas e sais minerais, pouco calórica e possui carboidratos que fornecem a energia necessária nesse momento. (iStockphoto/Getty Images)

Boa notícia para os amantes de cerveja, mas que evitam bebê-la no dia a dia devido ao fator alcoólico e à quantidade de calorias. A versão sem álcool, além de benéfica para a saúde, é menos calórica e pode até ser aliada da atividade física. Elaborada com os mesmos ingredientes naturais da versão tradicional – água, malte, lúpulo e levedura -, a cerveja sem álcool é rica em antioxidantes, vitaminas do complexo, ácido fólico e sais minerais. Além disso tem propriedades isotônicas (fornecimento de água e sais minerais perdidos no suor) e apenas 90 calorias, em comparação com as 160 da versão alcoólica. 

O lúpulo é o grande responsável pelos benefícios à saúde presentes na cerveja. É nele que estão os polifenóis, antioxidantes poderosos encontrados também no chocolate e em frutas como uva, morango e frutas vermelhas, que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce na melhora da geração de energia dentro das células. Um litro de cerveja sem álcool contém de 400 a 800 miligramas de polifenóis, dosagem suficiente para esse efeito protetor.

Já as leveduras são responsáveis pela presença das vitaminas do complexo B e do ácido fólico. As primeiras contribuem, por exemplo, para a geração de energia nas células. Sua falta no organismo nos deixa cansados e sem energia. Já o ácido fólico é extremamente importante para a manutenção das funções cognitivas.

“Por mais inusitado que pareça, quando falamos de cerveja sem álcool estamos falando de uma bebida comum e tão natural quanto outras que não contêm álcool, como suco de frutas. As pessoas tomam tanto refrigerante e sucos industrializados, com aditivos químicos que não trazem nenhum benefício para a saúde, e muitas vezes nem cogitam beber uma cerveja sem álcool que é natural, hidratante, não tem aditivos químicos e tem muitos nutrientes”, afirma a nutricionista Alessandra Luglio.

Cerveja pós atividade física

A bebida também é uma boa opção para o pós-treino. “Ela é hidratante (95% de sua composição é água), rica em vitaminas e sais minerais e contém carboidratos, que são importantes para fornecer energia para o corpo nesse momento”, complementa Alessandra. 

Fonte: Veja
http://veja.abril.com.br/saude/entenda-por-que-a-cerveja-sem-alcool-e-aliada-da-atividade-fisica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club