Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Dama Bier e Cervejaria Nacional relançam cerveja colaborativa

Dama Y-Îara promete agradar os apaixonados por Pilsen e os adoradores de Lúpulo

A Dama Bier, cervejaria de Piracicaba reconhecida pela qualidade de seus produtos, e a Cervejaria Nacional, relançam a cerveja colaborativa Dama Y-Îara, uma Imperial Pilsner com muita informação sensorial. A receita da cerveja foi elaborada pelos cervejeiros da Dama, em parceria com os cervejeiros da Cervejaria Nacional. A primeira edição dela foi feita em 2013 na Nacional, e esta quarta produção foi feita na Dama Bier.

Com 7,2% de teor alcoólico e 55 IBU, a Dama Y-Îara passa pelo processo First Wort Hop, onde acontece adição de lúpulo no mosto primário e ainda passa por um generoso Dry Hopping, onde são colocados lúpulos nobres alemães no final da maturação. “O intuito é proporcionar ao olfato e paladar sensações únicas contidas em cada uma das variedades de lúpulos e dar ainda mais vida e complexidade ao estilo Pilsen”, explica Paulo Bettiol, bier sommelier da Dama Bier.

Na aparência um dourado intenso e uma leve opalescência se faz presente. No aroma uma mistura de notas cítricas, herbais e florais, vindas de lúpulos nobres alemães. No sabor o generoso amargor é escoltado por boa base de malte, deixando uma sensação agradavelmente seca e com breve aquecimento alcoólico.

“A arte do rótulo é uma brincadeira, Y-Îara, é uma sereia, chamando Josef Groll, cervejeiro bávaro que fez a primeira pilsen da história, para uma armadilha. Onde ele verá a evolução natural da sua cria, a Dama Y-Îara”, completa Bettiol.

Sobre a Dama Bier

Fundada em 2010 na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, a Dama Bier produz cerveja com diferencial em qualidade e com grande personalidade sensorial. A empresa possui 12 rótulos em seu portfólio, com diversas premiações em competições nacionais e internacionais. Além de contar com profissionais qualificados em toda a operação desde a produção até a entrega.


Siga Dama Bier nas redes sociais:

Facebook: /DamaBier
Twitter: /DamaBier
Instagram: /DamaBier
Youtube:/DamaBier

Sobre a Cervejaria Nacional

A Cervejaria Nacional nasceu em 2011 no descolado bairro de Pinheiros na capital paulista. Foi pioneira no conceito de fábrica-bar (brewpub), tornando-se referência no universo das cervejas artesanais. Orgulha-se de ser uma empresa 100% brasileira e esta identidade se apresenta em seu cardápio, em seu serviço, em seu ambiente e em suas famosas receitas com a temática do folclore brasileiro. Além de suas cinco receitas fixas, todos os meses apresenta lançamentos sazonais, com pelo menos duas novidades em suas torneiras. “A hiperativa Nacional” - como passou a ser chamada - se tornou base para produções das mais variadas e criativas receitas cervejeiras. A casa também preza muito por ter uma cozinha de destaque, oferecendo um variado cardápio pensado para harmonizar a melhor comida com as melhores cervejas artesanais. Seus carros-chefes são os petiscos Costelinha de porco com molho barbecue, Queijo coalho com melado de queijo, Crostini de abobrinha, a premiadíssima Alheira (linguiça portuguesa artesanal), entre outras diversas opções, e seu campeão de vendas é o hambúrguerMaracanã, considerado um dos mais saborosos de São Paulo. Em agosto de 2016 a Cervejaria Nacional abriu suas portas e torneiras também em Ribeirão Preto, a capital do chope do Brasil, um dos pólos cervejeiros artesanais do País! A casa está instalada no shopping Santa Úrsula, na região central da cidade. E como não poderia deixar de ser, lá estão os vistosos tanques de fermentação ao lado da primeira adega de cerveja do Brasil. Além de suas receitas engarrafadas a Nacional também oferece outros 50 rótulos de cervejas exclusivamente brasileiras, principalmente de produções do estado de São Paulo.

facebook.com/cervejarianacional

Fonte: Dezoito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club