Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Projeto Brasii lança rótulo que harmoniza com moqueca brasileira

Outros rótulos serão lançados pelo projeto para harmonizar com pratos da culinária mundial.

No último dia 15 de novembro, o Projeto Brasii lançou um rótulo para uma harmonização bem brasileira: a moqueca. Com teor alcoólico de 6,8% e 28 IBU de amargor, a Brasii Moqueca é uma Saison, com leveduras oriundas da flor de maracujá e da cana-de-açúcar. No rótulo, as receitas da cerveja e da moqueca são disponibilizadas para que os interessados produzam por conta própria quando desejarem.

A ideia do projeto é, em vez de de criar pratos que harmonizem com cervejas, produzir cervejas para harmonizar com os clássicos da culinária mundial. “Estamos propondo exatamente o contrário: vamos desenhar a cerveja para harmonizar com pratos icônicos da culinária”, explica Allan Cunha, chef, beer sommelier e idealizador do Projeto Brasii – que em latim, significa malte. Além da Brasii Moqueca, outros rótulos serão produzidos na Alemanha, Argentina e Estados Unidos para harmonização com pratos típicos de cada país.

Também com o intuito de ensinar mais sobre a harmonização entre cervejas e pratos típicos, o Projeto Brasii conta com nomes renomados de chefs e cervejeiros de diversas regiões do país para assinar as receitas. A Brasii Moqueca tem receita do cervejeiro André Junqueira, da Morada Cia. Etílica (PR). Já a moqueca harmonizada no evento de lançamento no bar Hop’n Roll, em Curitiba/PR, foi feita pelo chef de Belém do Pará, Paulino Costa. Foram produzidos apenas 2 mil litros da Brasii Moqueca, que pode ser encontrada em diversos pontos de venda do país.

Fonte: Revista da Cerveja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club