Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Conheça um pouco de 10 das principais cervejarias especiais e/ou artesanais do Brasil


O Brasil, hoje, é um país emergente no mundo das cervejas especiais e artesanais. O que antes era visto apenas como um refresco e um produto de massa, tornou-se merecedora de cuidados e atenção. Microcervejarias, importadores de cerveja e cervejeiros caseiros, começaram a surgir em varias partes do país, transformando o cenário de oferta de produtos. Com o mercado das artesanais em constante evolução, atualmente já são mais de 390 cervejarias no Brasil.

Confira abaixo 10 das principais cervejarias especiais e/ou artesanais do Brasil.

BERGGREN BIER - Cervejaria que foi oficialmente inaugurada no mercado em novembro de 2015. Produzindo cervejas de estilo clássico e outras inspiradas na Escola Americana, a Berggren conta com uma fábrica piloto (com laboratório e estrutura de envase) para testar as cervejas – algo presente em poucas cervejarias do país. Inicialmente a cervejaria em capacidade de produção de 120 mil litros/mês (240 mil garrafas) com potencial de chegar a 10 vezes mais na planta cervejeira de 27 mil/m².

TUPINIQUIM – A Tupiniquim está entre as melhores cervejarias do Brasil. Já conquistou os prêmios de Melhor Cervejaria Festival Brasileiro da cerveja, Melhor Cervejaria Copa Cervezas das Américas e Melhor Cervejaria South Beer Cup. Sua produção já traz mais de 30 incríveis rótulos, que com inovação e ousadia, já conquistou o mercado das especiais.

BIER HOFF – A Bier Hoff é uma cervejaria curitibana, criada em 2002, com o conceito de fabrica-bar. Com o aumento de sua capacidade produtiva, a cervejaria expandiu suas instalações e em 2014 a Bier Hoff emplacou duas de suas cervejas no South Beer Cup.

BODEBROWN – Primeira cervejaria escola do país, a Bodebrown foi fundada em 2009, pelo pernambucano Samuel Cavalcanti e pela paranaense Andrea Cordeiro Pinto. Uma das marcas mais conhecidas do Brasil, a Bodebrown é também uma das mais premiadas do país, sendo que todas as suas cervejas já receberam alguma premiação.

INSANA – A Cervejaria Insana foi criada a partir da amizade de três cervejeiros caseiros. Nascida na cidade de Palmas (PR), uma região de clima frio, com altitude elevada e água cristalina, foi a combinação perfeita para cervejas de alta qualidade e sabor único.

WAY BEER – A busca incansável por novas ideias, novas receitas e novas maneiras de fazer cerveja é o que impulsiona a Way Beer. Com inovação sempre presente em tudo o que fazem, possuem rótulos dos mais variados estilos e sabores.

COLORADO – Cervejaria Artesanal mais expressiva no cenário brasileiro, a Colorado já recebeu diversos prêmios pelos seus rótulos, como a Cerveja Colorado Demoiselle, que foi premiada no European Beer Star 2008, na categoria Porter, vencendo importantes marcas europeias. Uma cerveja que de tão plural, tornou-se única. E, de tão brasileira, tornou-se internacional. 

SANKT GALLEN THEREZÓPOLIS – Uma das mais antigas do Brasil, a Therezópolis surgiu em 1912, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Com as dificuldades de importar matéria-prima após a Primeira Guerra Mundial, a produção em escala comercial foi encerrada. Anos mais tarde, a Sankt Gallen resgatou essa preciosa história de pioneirismo e lançou a linha de cervejas especiais Therezópolis, um presente para o paladar de todos nós. www.cervejatherezopolis.com.br

WÄLS – A Cervejaria Wäls foi fundada no início de 2000, pelos irmãos José Felipe e Tiago Carneiro, em Belo Horizonte (MG). Com várias premiações em seu portfólio, a cervejaria está em constante evolução. Em 2014 iniciou o projeto de exportação, chegando a países como Estados Unidos, Canadá e França. www.wals.com.br

AMAZON BEER – Pioneira no quesito inovação, a Amazon Beer foi fundada em 2000 em Belém do Pará (PA). Inspirada na riqueza e exuberância de possibilidades da Amazônia, a cervejaria produz oito estilos de cerveja com ingredientes da região. Seus rótulos já conquistaram diversas medalhas em concurso cervejeiros e sua distribuição ocorre em boa parte do país. amazonbeer.com.br

Fonte: Notícia Expressa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club