Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 18 de abril de 2017

Dia Mundial do Malbec com dicas de harmonização

Uva icônica argentina é sedosa, doce e profunda, perfeita com carnes vermelhas, churrasco e até feijoada

Ontem,  dia 17 de abril foi comemorado o dia Mundial do Malbec e por essa ocasião, a marca Trivento — da VCT filial e distribuidora da Vinícola Concha y Toro no Brasil — presta homenagem à uva extremamente apreciada pelo paladar brasileiro. Segundo recente estudo da Wine Intelligence, a uva Malbec é a preferida dos brasileiros, seguida por Cabernet Sauvignon e Merlot.

A uva mais icônica e tradicional da Argentina está presente nos vinhos da Trivento, vinícola de Mendoza representada no país pela VCT Brasil. Ela é responsável por 44% dos vinhos exportados pela Argentina. De 2011 para 2015, houve um aumento de 38% nos volumes de caixa do vinho Trivento, o que significa um resultado extremamente positivo frente ao mercado internacional.

“Para nós, da Trivento, o Dia Mundial de Malbec no Brasil reforça a presença da marca no país e reconhece a qualidade e sabor inigualável desta uva, de origem francesa, com notas de baunilha provenientes do carvalho”, diz Lucas Ribeiro, gerente de Marketing da Trivento.

Tradição Malbec

A origem do Malbec é proveniente da região de Bordeaux, no sul da França. Os vinhos desta variedade alcançaram o reconhecimento desde os tempos do Império Romano e logo se consolidaram na Idade Média. Quando a praga filoxera destruiu a viticultura francesa, no final do século XIX, o Malbec foi uma das uvas afetadas.

Na segunda metade do século XIX, surgiu uma praga chamada Filoxera que destruiu grande parte dos vinhos da França e outros países da Europa. No mesmo período, o presidente Domingo Faustino Sarmiento contratou o agrônomo francês Michel Aimé Pouget para ajudar a resolver o problema.

Seguindo o modelo da França, a Quinta Normal se propôs a incorporar novas variedades de cepas como forma de melhorar a indústria vitinícola nacional. No dia 17 de abril de 1853, a iniciativa foi recebida pelo governador de Mendoza, por meio de um projeto de lei, com o objetivo de fundar uma Escola de Agricultura de Mendoza.

Pouget chegou a Mendoza em 1853, com 32 anos de idade, trazendo plantas francesas, sementes e cepas de vários tipos, como Malbec, Cabernet Sauvignon e Pinot Noir.

No final do século XIX e nas mãos dos imigrantes italianos e franceses, a vitivinicultura se desenvolveu exponencialmente e, com ela, o Malbec, que se adaptou rapidamente aos diversos solos da geografia argentina. Hoje, Malbec é a uva que simboliza a Argentina.

Harmonização

Malbec é uma uva que combina com churrasco e carnes vermelhas – tente uma costela de boi, por exemplo, ou um bife de chorizo, tradicional Argentino. É ideal para pessoas clássicas e que buscam um vinho bom sem medo de errar. Outra opção é com feijoada, um dos pratos típicos brasileiros mais famosos.

Ficha técnica – Trivento Golden Reserve Malbec

Origem do vinhedo: Vistalba, las Compuertas, Agrelo e Pedriel (Lujan de Cuyo), Mendoza
Envelhecimento: 12 meses em barrica de carvalho francês e 12 meses em garrafa
Detalhes da colheita: Colheita manual em caixas
Cor: Vermelho vivo com tons violáceos e toques negros
Aroma: Frutos vermelhos como ameixas e cerejas ao licor combinadas com a elegância e a doçura do carvalho.
Boca: Sedoso, doce e profundo. Sumarento no final.
Graduação Alcóolica: 14,5% vol 
Acidez total: 5,77 g/l
Açúcar residual: 2,8 g/l
Servir entre: 16-18ºC
Preço médio sugerido: R$ 98,90

Sobre Trivento

Trivento significa “três ventos”, característicos da terra árida e ensolarada de Mendoza: Polar, Zonda e Sudestada. Com vasta tradição vitivinícola, diversidade de terroir com clima continental, Mendoza está localizada aos pés da Cordilheira dos Andes. Trivento busca ser um símbolo dos vinhos da Argentina ao redor do mundo e está presente em mais de 100 países.

Sobre a VCT Brasil

A VCT Brasil, filial e distribuidora da Vinícola Concha y Toro no Brasil, tem no seu portfólio todos os produtos das vinícolas Concha y Toro (Chile), Trivento (Argentina) e Fetzer (USA).

Fonte: Grupo CDI Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club