Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 30 de maio de 2017

Conheça a Cervejaria Cabeça de Dragāo!


A Cervejaria Cabeça de Dragāo, fica dentro do Parque estadual dos Três picos ( entre Nova Friburgo e Teresópolis ), à 1200 m de altitude aos pés do conjunto das mais altas montanhas da Serra do Mar, dentro do RefúgioTrês Picos, abrigo de montanha com capacidade para até 17 pessoas, com 3 quartos para casais e 1 alojamento para 11 pessoas, contando ainda com infra-estrutura para camping e uma bela cascata natural, Além disso, possui uma Cozinha Cervejeira, comandada por um dos sócios, José Augusto Mattos, engenheiro florestal , montanhista e cervejeiro, que produz cerveja há 6 anos e fez diversos cursos. 

O outro sócio é Ugo Perrota, auto didata que começou a fazer cerveja em 2015 e aprimorou todo o processo praticando muito no sítio onde mora. Além disso, Perrota foi músico durante 30 anos, tocando blues com diversos artistas, inclusive internacionais, tendo realizado tours no exterior, além de 20 Cds gravados. O curioso foi que quando era produtor da banda Blues Etílicos que ingressou no mundo das cervejas artesanais, lançando a cerveja da banda que foi produzida na Mistura Clássica com supervisāo do mestre Severino Batista. 

Periodicamente são realizados diversos eventos artísticos e ambientais, tais como o Salinas Rock Festival (já na quinta ediçāo) em parceria com a ONG Centro de Estudos e Conservação da Natureza – CECNA.


O nome da Cervejaria vem da montanha que fica em frente ao sítio ( Cabeça de Dragåo ) com trilha de fácil acesso dentro do parque, 4 horas de caminhada ida e volta. O nome Mountain Jam ( nome da receita ) surgiu pelo festival de Rock que acontece lá, Jam de Jam session. 

Um detalhe interessante sobre o local é que por lá já existem 4 montanhistas fabricando cervejas, todos moradores, sendo que um deles tem uma plantação de lúpulo Cascade e já produziu a primeira cerveja orgânica da regiāo, usando o próprio Lúpulo e malte pilsen orgânico. A Cabeça de Dragão ganhou um pequeno pé de lúpulo Cascade, que foi plantado no sítio e está atulamente com mais de 8 metros de altura, tendo inclusive dado flores. No verão a colheita será feita.

A Cervejaria já produziu até o momento uma Apa, uma Kölsch, algumas IPAs e uma Wheat beer que leva mel, trigo e raspas de limāo galego, tudo produzido na regiāo.

A cerveja Mountain Jam deve ser a primeira a ser comercializada ainda este ano a partir do segundo semestre, dependendo apenas de detalhes burocráticos.

Cervejaria Cabeça de Dragão
https://www.instagram.com/cervejacabecadedragao/
https://twitter.com/cervejariacdd
https://www.facebook.com/cervejacabecadedragao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club