Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 16 de maio de 2017

Festival internacional e cerveja: debatendo assuntos científicos


Nos dias 15, 16 e 17 de maio. O Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está organizando o primeiro festival internacional de divulgação científica, Pint of Science Brasil. O festival vai começar no dia 15 e se estende até o dia 17, em Curitiba. 

É como se fosse um grande festival de música, em que os artistas se apresentam simultaneamente em vários palcos a cada noite. Só que, nesse caso, os artistas são os pesquisadores e demais participantes convidados para conversar com o público. A iniciativa, que é formada por uma rede de voluntários, acontecerá simultaneamente em mais de 100 municípios espalhados por outros oito países: Canadá, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Itália, Austrália, Alemanha e França. No Brasil, 22 cidades sediarão o Pint. 

Durante as três noites do festival, a população de Curitiba poderá participar de nove debates que acontecerão em três locais (Cervejaria Bodebrown, Hop’n Roll Beer Club e Trapista Hamburgueria e Cervejaria). A cada noite, três temas atuais serão discutidos. Os assuntos escolhidos para este ano são: células-tronco, Física Quântica, o controle do mosquitoaedes aegypti e da aranha marrom, cosmologia, nanotecnologia, a influência da Lua nos seres vivos, DNA, origem da vida e privacidade digital.

O evento é gratuito e as pessoas só pagarão o que consumirem nos locais em que ocorrerá cada bate-papo. Como não são realizadas inscrições ou reservas antecipadas, recomenda-se que as pessoas cheguem antes para garantir seu lugar. "É uma oportunidade imperdível de debater com quem produz ciência no Brasil, tirar suas dúvidas e conhecer as pesquisas mais de perto", afirma Lauro Luiz Samojeden, coordenador do festival em Curitiba e professor do Departamento de Física da UFPR.Como tudo começou 

A ideia surgiu quando dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores em 2012. Nesse encontro, pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos pesquisadores e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam. 

A experiência foi tão inspiradora que os dois decidiram propor uma iniciativa em que os pesquisadores poderiam sair de seus laboratórios para conversar diretamente com as pessoas. Nasceu, assim, o Pint of Science, que rapidamente se espalhou pelo mundo. Em 2015, o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. 

Em Curitiba, o Pint será realizado pelo Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná. Em âmbito nacional, o festival é apoiado pela pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, eScience Unicamp, Galoá e por quatro Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria; Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos; o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros; e o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades. 

Programação Pint of Science Curitiba 

Segunda-feira, 15, às 19h30 
Título da mesa: Celulas-tronco: um curinga em nosso corpo 
Onde: Hop’n Roll Beer Club. 

Título da mesa: A evolução do Universo: Da grande explosão aos dias atuais. 
Onde: Cervejaria Bodebrown 

Título da mesa: O DNA: muito além da beleza 
Onde: Trapista Hamburgueria e Cervejaria 

Terça-feira, 16 às 19h30 
Título da mesa: Física Quântica para leigos 
Onde: Hop’n Roll Beer Club 

Título da mesa: A pequena-grande revolução: como a a nanotecnologia está mudando nossas vidas. 
Onde: Cervejaria Bodebrown 

Título da mesa: Você sabe de onde você veio? Propostas sobre a origem da vida. 
Onde: Trapista Hamburgueria e Cervejaria 

Quarta-feira, 17, às 19h30 
Título da mesa: Mosquito aedes aegypti e aranha marrom: como a ciência pode ajudar a controlá-los? 
Onde: Hop’n Roll Beer Club 

Título da mesa: A influência da Lua nos seres vivos. 
Onde: Cervejaria Bodebrown 

Título da mesa: Privacidade digital na era da espionagem. 
Onde: Trapista Hamburgueria e Cervejaria 

Mais informações no site do evento.

Fonte: Bonde
http://www.bonde.com.br/educacao/carreira/festival-internacional-e-cerveja-debatendo-assuntos-cientificos-442916.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club