Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

UFG estuda nova destinação para resíduos da indústria de cerveja

Com crescimento da indústria de cerveja no Brasil, a produção de resíduos tornou-se um problema para o meio ambiente (Agência Brasil)

Em tempos de crise, pode-se dizer que, pelo menos, um setor tem crescido no Brasil: o da indústria cervejeira. Com 13 bilhões de litros produzidos anualmente, o país já é o terceiro maior produtor desse tipo de bebida, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja.

No entanto, se o avanço é motivo de comemoração para a economia, para o meio ambiente, os resíduos resultantes desse processo é algo preocupante. Pensando nisso, a Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveu uma pesquisa que busca novos destinos para esse material. A inclusão na alimentação de peixes tem sido uma boa saída.

O projeto, coordenado pelo professor da Escola de Agronomia, Francielo Vendruscolo, aproveitou, no preparo de rações para tilápias, o principal resíduo sólido do processo de produção de cervejas: o bagaço do malte. Rico em celulose, mas com baixo conteúdo proteico, até então esse material era destinado apenas para a alimentação de ruminantes ou para a compostagem.

No entanto, os pesquisadores encontraram uma forma de aumentar o valor nutricional do resíduo ao adicionar micro-organismos com capacidade de converter carboidratos em proteínas com alto valor biológico, semelhantes às da carne e do ovo.

Em seguida, a equipe de estudiosos incorporou o material fermentado a diferentes rações. Elas então foram testadas como alimento para os peixes e os animais foram monitorados quanto ao tamanho, peso, características do sangue, composição da carcaça e gorduras viscerais. Ao final, comprovou-se que a inclusão do bagaço do malte fermentado na ração é viável e que com isso as tilápias mantém normalizados seu crescimento e estrutura.

Fonte: maisgoiás
http://www.emaisgoias.com.br/ufg-estuda-nova-destinacao-para-residuos-da-industria-de-cerveja/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club