Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

E agora? A cerveja que eu gosto é Blond Ale ou Blonde Ale?


Tenho notado que com o crescimento do consumo das cervejas artesanais e a até então inegável tendência pelas cervejas mais lupuladas, isto se considerarmos o pessoal que já é "iniciado" neste universo, ocorre também consequentemente o surgimento de rótulos com essa característica, dos mais variados estilos. Mas hoje vamos falar de um especialmente, visto que vem causando confusão na mente de muitos apreciadores do nosso líquido sagrado.

Recentemente uma pessoa me disse: - "Eu adoro cerveja do estilo Blond Ale, mas a última que eu bebi estava muito diferente, amarga demais e eu não gostei".  Então eu perguntei se ela tinha bebido Blond Ale com "d" mudo no fim ou Blonde com "e" no final? A dúvida pairou no ar até que eu esclarecesse o que vou tentar contar nas próximas linhas.

Com o surgimento e o rápido e vertiginoso crescimento das cervejas do estilo Pilsen, as cervejarias de todo o se viram obrigadas a procurar alternativas que viabilizasse concorrer em pé de igualdade com aquela cerveja brilhante e cristalina. Esta também era uma época em que os copos e recipientes utilizados para beber cerveja estavam sofrendo drásticas mudanças. Com o advento dos copos de vidro e cristal as canecas de cerâmica e cobre foram aos poucos sendo deixadas de lado. Assim, tivemos o casamento perfeito entre uma cerveja límpida e translúcida e copos e taças transparentes que realçavam sua beleza. 

Com uma velocidade absurda, o estilo pilsen caiu no gosto popular e logo se tornou o mais produzido e consumido no mundo. A partir daí o que deu foi um festival de variações do estilo original que resultaram em outros estilos se considerarmos o guia BJCP, por exemplo. 

Na Bélgica, o estilo criado para rivalizar com as pilsens foi a Belgian Blond Ale, uma cerveja que de acordo com o guia BJCP deve ser dourada, geralmente límpida, de intensidade moderada, com uma complexidade sutil frutada-picante, através do uso de levedura belga, tendo um pouco de sabor adocicado do malte e final semi-seco a seco. O lúpulo geralmente é terroso ou condimentado e o amargor não é o seu forte.

Esse estilo até bem pouco tempo era bastante popular e consumido brasileiros, principalmente os que o fazem de forma regular até que estes foram "pegos" pelo lúpulo!

Assim, de uns tempos para cá o que se vê é uma verdadeira invasão das Blondes Ales, isto mesmo, Blond com a letra "e" no final. Esta sutil diferença faz com que você consiga logo de cara decifrar o que cada um desses estilos tem a oferecer e o que você vai beber.

A Blonde Ale é um estilo da escola Norte-Americana e na aparência é bem similar a cerveja da escola belga. As grandes diferenças estão sobretudo no aroma e no sabor! Esta cerveja, além de ser fácil de beber deve se caracterizar por ter leve a moderado aroma de malte e destaque para os lúpulos americanos com suas notas florais e principalmente cítricas. No sabor, embora não tão intenso como numa American Pale ou India Pale, o amargor é mais pronunciado se comparada a versão belga.

Essas são as principais diferenças entre os dois estilos e a partir de agora você não vai mais comprar uma pensando ser a outra!

Cheers!
Luiz Araújo

2 comentários:

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club