Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Tupiniquim Supernova - Degustação nº 1014


A primeira cerveja da linha de latas é uma Double IPA produzida com os lúpulos Amarillo, Citra e Mosaic. Seguindo técnicas das New England IPAs, ela utiliza grandes quantidades destes lúpulos em final de fervura e dry-hopping.

Cervejaria: Tupiniquim
Origem: Porto Alegre-RS (Brasil)
ABV(%): 8
IBU: 50
Estilo: Double American India Pale Ale
Embalagem: Lata de 473 ml

Apresentou coloração dourado intenso, com corpo turvo. Sua espuma de cor branca apresentou ótima formação com duração persistente e bom belgian lace no copo.

No aroma, o malte praticamente não aparece e o destaque fica para o lúpulo que está presente de forma marcante, intensa, sendo herbal, bastante cítrico, com notas de várias frutas tropicais como manga, maracujá, além pêssego e frutas amarelas. O álcool está bem inserido. No sabor, onde as frutas tropicais e cítricas se sobressaem, há um leve dulçor em contraponto a um amargor moderado. 

O retrogosto é duradouro, amargo e seco. Tem corpo médio, textura aveludada e rescência média. Possui médio drinkability em função do teor alcoólico. Muito boa!

Cheers!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club