Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 2 de setembro de 2017

Elipse Black Rye IPA - Degustação nº 1028


Essa Black IPA é uma Elipse de 2 anos de evolução. Uma receita que foi redesenhada e refeita várias vezes para chegar ao produto final, sem que os ensaios tenham sido comercializados. Essa evolução proporcionou balancear cuidadosamente os maltes escuros com os lúpulos El Dorado e Citra.

Cervejaria: Tupiniquim
Origem: Porto Alegre-RS (Brasil)
ABV(%): 7
IBU: 60
Estilo: Black IPA
Embalagem: Lata de 473 ml

É uma cerveja de coloração preta e opaca. Sua espuma de cor castanho escuro apresentou grande formação e média persistência, com uma boa transição de renda no copo. 

No aroma, o malte remete a torra, chocolate amargo, café e tostado, torrefação, tudo de forma intensa. O lúpulo está presente de forma marcante, sendo cítrico e remetendo a limão, manga, melão e laranja vermelha. O álcool está bem inserido. O sabor acompanha o aroma, com amargor  intenso, proveniente do lúpulo e da tosta do grão. 

O aftertaste é duradouro, amargo e seco. Com corpo médio e boa carbonatação. Tem médio drinkability, em função do alto teor alcoólico. Cerveja potente e com bom amargor! Muito boa Black IPA!  

Cheers!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club