Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Vinhos do Alentejo visita cinco cidades brasileiras e vai escolher "O melhor sommelier no Brasil"


Depois de conquistar o público de Norte a Sul do país com suas premiadas safras em 2016 os Vinhos do Alentejo estão de volta ao Brasil em setembro. Com presença confirmada em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Recife, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), organismo que certifica e promove os vinhos da região, visita as cinco capitais para apresentar aos brasileiros o melhor do terroir português em território nacional por meio de três grandes ações: O Concurso O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil, 5ª Prova Anual dos Vinhos do Alentejo e a agora uma novidade: Happy Hour de Enogastronômico.

A região do Alentejo é líder do mercado português de vinhos – detém 46,4% em volume e 45% em termos de valor –, segundo dados referentes a 2016 da AC Nielsen. E o Brasil é o segundo principal mercado importador dos vinhos alentejanos no mundo, com 3,6 milhões de garrafas por ano.

"O público brasileiro tem se tornado um grande apreciador dos vinhos alentejanos. De acordo com o nosso último levantamento, as importações têm aumentado em mais de 20%. Nosso objetivo por meio destas ações, é reforçar a notoriedade de nossos vinhos no país que ocupa a segunda posição no ranking de exportações de vinho certificado para a mesa dos brasileiros" afirma Maria Amélia Vaz da Silva, do departamento de Marketing da CVRA.

Concurso O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil

No período de 12 a 22 de setembro, em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília acontece as seletivas regionais da 5ª edição do concurso "O Melhor Sommelier do Brasil", que nomeará o novo embaixador dos vinhos do Alentejo no país. Além de participar de uma formação dirigida por um especialista, que explicará os conceitos-chave da região lusitana - incluindo história, terroir, produtores e perfil dos vinhos -, os concorrentes disputarão a prova com vinhos alentejanos, culminando em um teste escrito de caráter classificatório. Em cada seletiva regional, dois finalistas serão premiados com uma viagem à região do Alentejo, em Portugal, onde terão a oportunidade de conhecer a região e alguns dos produtores alentejanos.

Na grande final, no Alentejo, os brasileiros participarão de uma prova prática com o objetivo de apurar os conhecimentos de cada sommelier sobre a região vitivinícola alentejana, as castas e os vinhos, para a escolha do grande vencedor. Na edição de 2016, Wallace Neves, professor da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), foi o grande vencedor e atualmente ele é embaixador dos Vinhos do Alentejo no Brasil.

Vinhos do Alentejo – Provas anuais:

No período de 11 a 21 de setembro, em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife acontece as tradicionais provas de vinho alentejano onde o público poderá conferir o que tem de melhor no solo português. Aberta ao público e com entrada no valor de R$30 pagos no local de evento, os visitantes terão direito também a uma taça. Como as vagas são limitadas, a inscrição deverá ser feita com antecedência no site http://cadastro.vinhosdoalentejo.pt.

As seguintes vinícolas já estão confirmadas: Casa Agrícola HMR, Cortes de Cima, J Portugal Ramos Vinhos, Herdade Grande Wines, Monte Novo e Figueirinha, Herdade do Peso- Sogrape Vinhos, Susana Esteban, Monte da Capela, Adega de Borba, Herdade São Miguel, Herdade do Mouchão, Cartuxa – Fundação Eugênio de Almeida, Tiago Cabaço Winery, Monte do Pintor, Herdade Malhadinha Nova, Esporão, Dona Maria – Julio Bastos, Encostas de Alqueva, Companhia das Quintas – Herdade de Farizoa, Adega de Redondo, Lusovini Vinhos de Portugal, Medeiros, Tapada do Fidalgo, Herdade do Rocim.

Happy Hour Enogastronômico

No dia 21 de setembro, em São Paulo, entre as 17h30 e as 22h00 acontece pela primeira vez o Happy Hour Enogastronômico. Aberta ao público e com entrada no valor de R$30 pagos no local de evento, os visitantes terão direito também a uma taça. No local, terá acesso também a rótulos e taças de vinhos a preços especiais. Como as vagas são limitadas, a inscrição deverá ser feita com antecedência no site http://cadastro.vinhosdoalentejo.pt.

Serviço:

Concurso "O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 5ª Edição

Seletiva Brasília
Quando: 12 de setembro de 2017 
Horário: 16h30 às 19h30
Onde: Kubitschek Plaza Hotel: SHN Q. 2 - Asa Norte, Brasília

Seletiva Rio de Janeiro
Quando: 15 de setembro de 2017 
Horário: 10h às 13h
Onde: Porto Bay Internacional – Avenida Atlântica, 1500 - Copacabana

Seletiva Curitiba
Quando: 18 de setembro de 2017 
Horário: 15h às 18h
Onde: Pestana Curitiba Hotel – Rua Comendador Araújo, 499 – Centro

Seletiva São Paulo
Quando: 22 de setembro de 2017 
Horário: 10h às 13h
Onde: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré

Vinhos do Alentejo – provas anuais:

Edição Recife
Quando: 11 de setembro de 2017 
Horário: 17h às 20h
Onde: Transamérica Beach Class Internacional – Avenida Boa Viagem, 420 – Boa Viagem

Edição Rio de Janeiro
Quando: 14 de setembro de 2017 
Horário: 17h às 20h
Onde: Sheraton Gran Rio Hotel & Resort – Avenida Niemeyer, 121 – Leblon

Edição Curitiba
Quando: 18 de setembro de 2017 
Horário: 17h às 20h
Onde: Pestana Curitiba Hotel – Rua Comendador Araújo, 499 – Centro

Edição São Paulo
Quando: 21 de setembro de 2017 
Horário: 17h30 às 20h
Onde: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré


SOBRE A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana


A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.

É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.

Para mais informações acesse: www.vinhosdoalentejo.pt

Fonte: S/A LLORENTE & CUENCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club