Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Descubra o significado das siglas nas cervejas artesanais


Quem gosta de cerveja artesanal já deve ter se deparado com algumas siglas não muito comuns. ABV, IBU, OG, SRM, EBC. São muitas as abreviaturas. Para entender um pouco mais sobre esse universo, o sócio da Debron Bier, Thomé Calmon, explica o significado das principais abreviaturas. “Os valores numéricos que aparecem nas siglas sempre correspondem a características como amargor, teor alcoólico e força, por exemplo”, afirma.

Abaixo seguem algumas siglas e seus significados:

OG: Em inglês: Original Gravity. Em tradução livre: gravidade original. Ela significa a medida das substâncias fermentáveis ou não fermentáveis do mosto cervejeiro. 

FG: Em inglês: Final Gravity. Em tradução livre: gravidade final. É a medida das substâncias não fermentáveis, só que tomada após a fermentação. O comparativo entre as duas medidas, efetuado por instrumentos e com a ajuda de cálculos matemáticos, determina a potência alcoólica da cerveja.

ABV: Em inglês: Alcohol by Volume. Em tradução livre: álcool por volume. É a medida de álcool na cerveja. Indica o percentual em volume da quantidade de álcool em uma bebida, permitindo ser possível saber quanto é água e álcool na bebida. As cervejas de baixo teor alcoólico indicam uma variação entre 2,0 a 4,5%. Médio, variam entre 4,5 e 6% e fortes são aquelas acima de 6%.

SRM: Standard Reference Method. É uma escala usada nos Estados Unidos para determinar a coloração da cerveja. Varia entre 2 - 3 que é Amarelo até 40+ conhecido por Preto opaco (Russian Imperial Sout). 

EBC – European Brewing Convention (Convenção de Cervejeiros da Europa). A escala classifica como cerveja clara a que tiver a cor correspondente a menos de 20 unidades EBC, e como cerveja escura a que tiver cor correspondente a 20 unidades EBC ou mais.

IBUs: É abreviação de International Bitter Units e trata-se de uma medida para saber o quão amarga é uma cerveja. Entre 10 e 15 IBU são pouco amargas. Com aproximadamente 35 IBU, existe um agradável realce do lúpulo. Acima de 40 IBU é uma cerveja forte, amarga. Ultrapassando os 60 IBU, é uma cerveja muito lupulada e amarga.

Fonte: 4Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club