Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Vinícola Concha y Toro lança Don Melchor Cabernet Sauvignon safra 2014 no Brasil

Rótulo ultra premium conquistou 94 pontos no guia publicado pelo The Wine Advocate e é considerado um dos melhores vinhos da safra de 2014

O Don Melchor Cabernet Sauvignon, que ocupa o lugar mais alto do portfólio da Vinícola Conha y Toro, chega ao mercado nacional em grande estilo. O rótulo foi classificado com 94 pontos no último informe publicado pelo The Wine Advocate, o mais respeitado veículo de comunicação do segmento vitivinícola, e também foi considerado um dos melhores Cabernet Sauvignon da safra 2014.

Don Melchor é o primeiro vinho ícone da indústria chilena e vem consolidando o terroir de Puente Alto como um dos melhores para a produção desta cepa. Localizado aos pés da Cordilheira dos Andes, o vinhedo está na margem norte do rio Maipo, a 650 metros de altitude, e possui 127 hectares. 90% correspondem a Cabernet Sauvignon; 7,1% a Cabernet Franc; 1,9% a Merlot e 1% a Petit Verdot.

"O estilo, a complexidade e a fineza de Don Melchor são fruto do perfeito equilíbrio entre o solo pedregoso de Puente Alto, o vento frio da Cordilheira dos Andes, o generoso clima do vale do Alto Maipo, além do cuidadoso trabalho da Vinícola Concha y Toro em oferecer um vinho excepcional aos seus consumidores", afirma o enólogo Enrique Tirado, um dos expoentes do Cabernet Sauvignon no mundo e responsável pela marcar ultra premium Don Melchor.

Para atingir essa distinção, o vinho ficou guardado por 15 meses em barricas de carvalho francês e só foi liberado para comercialização recentemente. "O resultado final é um vinho com forte expressão dos aromas característicos de frutas vermelhas do Cabernet Sauvignon, seguidos de notas minerais, como cinza e grafite. Possui grande complexidade na boca, com uma excelente concentração e frescor, acompanhado de taninos aveludados", explica Isabel Guilisasti, co-enóloga de Don Melchor. Em parceria com Enrique Tirado, Isabel tem supervisionado os processos de produção do vinho e participado ativamente das safras.

O rótulo harmoniza com carnes vermelhas, especialmente de carneiro, e de caça silvestre em diversas preparações: ao forno, refogadas, em receitas com molhos de vinho tinto, cogumelos, alecrim, tomates e outra outras. Também acompanha queijos de vaca ou de cabra.

Don Melchor Caberbet Sauvignon está disponível no e-commerce da Concha y Toro e pode ser adquirido pelo www.conchaytoro.com.br. Também está à venda nos principais pontos de venda do Brasil. O preço sugerido é de R$ 549,00.

Sobre Don Melchor

Em meados dos anos 80 nasce a história de Don Melchor, graças à iniciativa visionária de Don Eduardo Guilisasti Tagle, presidente da Vinícola Concha y Toro à época, que sonhava em criar um vinho excepcional, que expressasse fielmente seu lugar de origem e pudesse competir com os grandes vinhos do mundo.

Em 1986, quando o desenvolvimento de vinhos de alta qualidade na indústria de vinhos chilena era ainda incipiente, começa a se materializar um grande sonho na vinícola Concha y Toro, que mudaria o destino dos vinhos chilenos.

Nesse cenário, Don Eduardo convidou seu filho Rafael e o enólogo da época, Goetz Van Gersdorff, a visitar em Buerdos, na França, o reconhecido mestre francês Emile Peynaud, para apresentar os Cabernet Sauvignon procedentes do Vinhedo de Puente Alto. Peynaud reconheceu a excelência dos vinhos daquela origem e sugeriu que seu notório assessor, Jacques Boissenot, fosse encarregado de liderar o projeto, que tomou forma sob o nome do fundador da vinícola, Don Melchor, e cuja primeira safra saiu já em 1987.

Desde a criação de Don Melchor até os dias de hoje, o enólogo francês Jacques Boissenot está envolvido no processo de mistura final desse vinho, primeiro assessorando Goetz Von Gersdorff e em seguida – junto de seu filho Eric – ao enólogo Enrique Tirado, que se juntou à equipe em 1995. Graças à sua extraordinária sensibilidade e incansável busca, estudo e rigor na seleção de diferentes terrenos, Tirado está por trás de Don Melchor desde 1997.

Uma década depois da primeira safra de Don Melchor, em 1997, é selada uma aliança estratégica entre Concha Y Toro e a prestigiada companhia francesa Baron Philippe de Rothschild, responsável pelo lendário vinho Château Mouton Rothschild, um dos cinco Premier Grand Cru Classé da França. A extraordinária qualidade obtida no Vinhedo de Puente Alto os anima a embarcar em um novo projeto: produzir um vinho de primeira linha, que unisse a experiência e o conhecimento do Velho Mundo ao desenvolvimento de novos terrenos no Novo Mundo. Fruto dessa união nasce Almaviva, uma montagem de variedades de origem bordelês, proveniente do mesmo Vinhedo de Don Melchor, o terreno de Puente Alto.

Sobre a Vinícola Concha y Toro

Fundada em 1883, a Vinícola Concha y Toro tornou-se a maior empresa vitivinícola da América Latina, quinta empresa do mundo em maior volume comercializado e segunda em superfície de vinhedos plantados. A CyT Brasil é líder no segmento de vinhos importados. Em 1996, expandiu seus negócios e criou a Vinícola Trivento Bodegas y Viñedos, na Argentina, e em 2011, adquiriu a vinícola californiana Fetzer Vineyards.

Por duas vezes consecutivas foi considerada a marca de vinhos mais poderosa do mundo, em 2014 e 2015, pela consultora inglesa Intangible Business. Foi indicada ainda, como a melhor empresa internacional de bebidas do ano de 2015, pelo The Drinks Business Awards. Foi apontada pelo Diário Financeiro e pela PwC como a empresa mais admirada do Chile; além de possuir uma história de mais de 130 anos de sucesso, reconhecida pelas publicações de maior prestígio mundial. Dentre suas principais marcas estão: Casillero Del Diablo, Reservado, Trio, Marques de Casa Concha e Don Melchor. Hoje, a vinícola Concha y Toro está presente em 147 países, possui 12 filiais de distribuição, e é referência mundial na indústria vitivinícola.

Fonte: Grupo CDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club