Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Ano Novo: Oportunidades para empreender e trabalhar com cervejas artesanais em 2018

O mercado de cervejas artesanais está mais aquecido do que nunca e traz boas oportunidades de investimento e trabalho

Você sonha em tornar-se um empreendedor ou mudar de área em 2018 e procura por ideias de negócios? O mercado brasileiro de cerveja artesanal está mais aquecido do que nunca e vem chamando a atenção por seu enorme crescimento, mesmo em meio a instabilidades econômicas e políticas.

“Um levantamento recente feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, órgão regulamentador da indústria cervejeira no Brasil, aponta que já passamos de 600 cervejarias no Brasil, sendo a maioria microcervejarias, produzindo mais de 7.500 cervejas diferentes”, pontua Pedro Paranhos, sommelier de cervejas e gerente de marketing da rede de lojas Mestre-Cervejeiro.com. Uma lista com os dados atualizados sobre o mercado cervejeiro brasileiro está disponível no link: http://www.mestre-cervejeiro.com/dados-de-mercado-de-cervejas-artesanais/

Confira abaixo ideias para investir e trabalhar com cervejas em 2018:

​Franquias:

Gerenciar um bar ou loja de cervejas artesanais pode trazer grandes recompensas, mas é um trabalho desafiador que exige dedicação e conhecimento. Uma boa alternativa para quem quer empreender no mercado cervejeiro é investir em uma franquia, como a rede de lojas Mestre-Cervejeiro.com, hoje a maior do seu segmento no país, tanto em quantidade de lojas quanto em variedade de produtos. O sistema de franquias Mestre-Cervejeiro.com oferece suporte completo às lojas franqueadas, com know-how de 13 anos e uma marca estabelecida no mercado de cervejas artesanais.

“Investir em uma franquia é como pegar um atalho que aumenta (e muito) as suas chances de sucesso. Esse modelo de negócios é indicado para pessoas com experiência em vendas, que gostam de atender o público final e têm disposição para trabalhar fora do horário comercial, inclusive em fins de semana e feriados. Caso seja o operador do negócio, é importante ter conhecimentos sobre cervejas artesanais, o que oferecemos nos treinamentos iniciais”, pontua Mário Meurer, gerente de operações de franquias da rede.

Para saber mais detalhes sobre o sistema de franquias Mestre-Cervejeiro.com, basta acessar http://www.mestre-cervejeiro.com/franquias/.

Sommelier de cervejas:

O Sommelier de Cervejas pode atuar como funcionário em quase qualquer empresa do setor cervejeiro: cervejarias, lojas, bares, restaurantes, importadoras, distribuidoras etc. Normalmente tem como responsabilidades montar cartas de cerveja, atender o público, conduzir treinamentos, orientar os clientes sobre os produtos e fazer gestão da qualidade. Muitos sommeliers trabalham como autônomos, promovendo jantares harmonizados, palestras e treinamentos, além de consultorias para cervejarias, bares e restaurantes. Indicado para: Quem gosta de educar e atender os consumidores e tem afinidade por gastronomia em geral. É preciso disposição para trabalhar fora do horário comercial, inclusive em fins de semana e feriados.

Cervejeiro profissional

Transformar seu hobby em profissão: este é um caminho almejado por muitos cervejeiros caseiros. É possível ser funcionário de uma cervejaria já existente, normalmente começando como Assistente de Produção ou Cervejeiro Assistente, até chegar ao cargo de Cervejeiro Chefe (Head Brewer, em inglês) ou Mestre Cervejeiro (Brewmaster, em inglês). Alguns cervejeiros profissionais também seguem em carreiras solo, normalmente após acumular algumas décadas de experiência, atuando como consultores para outras cervejarias. Indicado para: Pessoas com afinidade por assuntos técnicos – especialmente química, botânica, microbiologia e gestão aplicada à indústria. Disposição pra acordar bem cedo e disciplina para seguir padrões rigorosos de higiene e processos.

Importadora de Cervejas Artesanais

Apesar de termos excelentes cervejas nacionais, há grande demanda por produtos importados. Muitas das grandes cervejarias estrangeiras já têm importação regular ao Brasil, mas existem centenas de excelentes produtores interessados em entrar no nosso mercado só esperando para serem descobertos. Mas como você já deve saber, o Brasil é um dos campeões mundiais em burocracia e em poucas áreas isso fica tão claro como no comércio exterior. Além da tributação pesada, as importadoras enfrentam grandes desafios estruturais do nosso país como logística, câmbio desfavorável, morosidade dos órgãos públicos e por aí vai. Some-se a isso o fato da cerveja ser um produto bastante sensível e você perceberá que gerir uma importadora não é nada fácil. Mesmo com todos estes desafios, ainda há muito potencial para importadoras de cervejas artesanais prosperarem trazendo novos rótulos ao Brasil. Basta acompanhar as notícias do mercado para constatar que o interesse por novidades é enorme. Indicado para: Pessoas com experiência em comércio exterior e afinidade por vendas, contabilidade, processos administrativos e burocracia. Aqui paciência e determinação são virtudes imprescindíveis!

Distribuidora de Cervejas Artesanais

As distribuidoras compartilham muitas semelhanças com as importadoras. A grande diferença é que a distribuidora tem como foco fazer a ponte entre o produtor (no caso de produtos nacionais) ou importadora (no caso de produtos importados) e os pontos de venda direta ao consumidor. Os desafios também são similares aos enfrentados por importadoras, especialmente quanto à logística e tributação brasileiras. Por isso muitas distribuidoras focam em uma região ou estado específico, o que facilita a gestão e valoriza os produtores locais. Indicado para: Pessoas com experiência em vendas e com afinidade por administração, contabilidade e relacionamento com clientes.

Veja qual delas combina mais com você. Um brinde ao seu sucesso!

Fonte: ÔNIXPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club