Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

( evino ) propõe harmonizações inusitadas com vinho para ceias de fim de ano

Veja como a bebida vai bem com diferentes pratos e estilos de família

Pensando em como aproximar o mundo do vinho dos mais diversos momentos da vida dos brasileiros, a ( evino ), um dos maiores e-commerces da bebida no país, sugere para essa época de festas de fim de ano ceias harmonizadas com vinho para os mais diferentes estilos de família: clássica, moderna, econômica e sofisticada.

De acordo com Lana Ruff, sommelière da ( evino ), a ceia ideal para uma família clássica pode contar com uma Salada de Grãos harmonizada com espumante de método Charmat, já que nesta receita o sabor predominante é o da mostarda e ela pede uma companhia que não tente se sobressair. Peru Assado com Farofa de Pão é a sugestão de prato principal para ser harmonizado com um vinho tinto Beaujolais - sugestão: Domaine Père Guillot Beaujolais AOP 2016 -, já que "uvas pouco tânicas e com bastante acidez como a Gamay são ótimas opções para aves que não têm sabores muito fortes", explica. De sobremesa, vai bem uma Torta de Maçã com vinho branco doce da região de Sauternes.

Para uma família moderna as opções são mais diferenciadas. Como entrada, Lana sugere uma Bruschetta de Avocado e raspas de limão harmonizada com vinho Sauvignon Blanc - recomendação Roche Mazet Sauvignon Blanc 2016 -, já que receitas com limão normalmente vão bem com uvas de aromas cítricos naturais e com boa acidez. Como prato principal, a recomendação é Hambúrguer Caseiro de Carne Suína e Bovina servido com vinho tinto grego e, de sobremesa, um Sorvete de Banana com Mirtilo harmonizado com vinho branco Late Harvest. "Uma receita saborosa como este hambúrguer pede vinhos igualmente encorpados e rústicos. Já um vinho de aromas e sabores bastante doces pede uma sobremesa igualmente exuberante, de preferência com predominância de fruta", pontua a sommelière.

As famílias econômicas podem apostar na Salada Agridoce de Brócolis com Bacon harmonizada com vinho branco da uva Chardonnay, já que normalmente ela traz mais corpo e sensação de preenchimento em boca, sendo páreo para uma salada com ingredientes tão diversos nos sabores e texturas. Como prato principal vale apostar num Gnocchi ao Ragù de Calabresa com vinho tinto Chianti ou Primitivo - tipo o Marchesi del Salento Primitivo 2016 - e, para sobremesa, numa clássica Mousse de Maracujá harmonizada com espumante doce Moscatel. "Com altos teores de açúcar e acidez, esta sobremesa precisa de um vinho feito nos mesmos moldes".

Para as famílias sofisticadas as recomendações são inovadoras. A sommelière da ( evino ) sugere um Chutney de Manga harmonizado com espumante Mousseux Ice, que complementa o adocicado da receita, um Carré de Cordeiro com Puré de Mandioquinha como prato principal para acompanhar um vinho tinto Bordeaux - aposte no Les Cinq Pattes Réserve Spéciale AOC 2013 - e, para finalizar o menu com chave de ouro, uma Tiramisù servida com um marcante vinho tinto doce Mavrodaphne. "Carnes de caça são a harmonização clássica para vinhos tintos da região de Bordeaux, em que os níveis de taninos e acidez costumam ser equilibrados. Além disso, harmonizar sobremesa com vinho fortificado é uma escolha clássica, desde que a dupla se equipare em sabor e nível de açúcar", finaliza.

Todos os vinhos sugeridos acima podem ser encontrados a preços promocionais no site www.evino.com.br. Vale lembrar que os rótulos estão sujeitos à disponibilidade em estoque.

Sobre a ( evino ):

Um dos maiores e-commerces de vinho do país, a ( evino ) existe para fazer as pessoas se apaixonarem por vinho, num conceito simples, ágil, moderno e com um custo benefício que só colabora com essa missão. Criada em abril de 2013, a empresa propõe estreitar a relação do brasileiro com a bebida, oferecendo produtos para os mais diversos momentos de consumo, do samba ao jazz.


Instagram: @evino | Facebook: /evino | Youtube: evino | Twitter: @evino

Informações à imprensa - ( evino )

Index - Estratégias de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club