Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Vinhos do Alentejo apresentam os finalistas cariocas concurso "O Melhor Sommelier do Brasil 2018"



Especialistas do Rubaiyat e Carrefour Rio estão entre os finalistas. Mais de 120 sommeliers de todo o Brasil se inscreveram para o concurso promovido pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA). Vencedores das etapas regionais são premiados com um tour e tasting exclusivo pela região portuguesa do Alentejo.

O concurso "O Melhor Sommellier do Brasil 2018", está em sua etapa final. A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), organização que certifica e promove os vinhos da região do Alentejo, em Portugal, anuncia os dois finalistas do concurso da cidade do Rio de Janeiro:
Amauri Santana de Souza - Restaurante Rubaiyat Rio
Adriano Henrique Cíndido de Souza – Carrefour

Em sua quinta edição no país, a iniciativa visa aumentar a notoriedade e o conhecimento sobre os vinhos do Alentejo, além de revelar novos talentos brasileiros: cerca de 120 sommeliers de todo o país participaram da disputa este ano.

"A edição 2018 do concurso superou as expectativas. O nível de conhecimento dos sommeliers brasileiros é brilhante", afirma Maria Amélia Vaz, responsável de Marketing dos Vinhos do Alentejo no Brasil.

A segunda etapa do concurso começa em Janeiro e acontece no Alentejo, em Portugal. Os oito finalistas embarcam para a região para visitar as diversas vinícolas locais, terminando em um teste prático onde um juri escolherá "O Melhor Sommelier do Brasil – 2018". O nome do grande vencedor será revelado também em Janeiro.

Sobre a quinta edição do concurso

A quinta edição do "O Melhor Sommelier do Brasil – 2018", realizada entre os meses de Setembro de 2017 e Janeiro de 2018, envolveu cerca de 120 sommeliers de todo o Brasil, que participaram das seletivas regionais realizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília.

Em cada etapa, foram apresentados conceitos-chave da região vitivinícola do Alentejo, tais como o seu histórico, terroir e perfil dos vinhos. Ao longo do evento, os participantes realizaram um teste escrito e foram convidados a aferir as caraterísticas singulares dos vinhos alentejanos. Os dois melhores de cada cidade foram selecionados para a próxima e última fase. Os oito finalistas vão ao Alentejo conhecer de perto a realidade dos vinhos alentejanos, as grandes variedades de castas e os distintos terroirs.

Ao longo de uma semana, os brasileiros vão poder trocar experiências com os produtores e enólogos da localidade para aprofundar seus conhecimentos com os vinhos da região. No último dia, todos serão submetidos a um teste escrito e uma prova oral sobre os conhecimentos adquiridos. O grande vencedor, além de sagrar-se embaixador dos Vinhos de Alentejo durante o ano de 2018, receberá da CVRA um troféu especial, simbolizado por um decanter de cristal gravado com o título de "Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2018".

SOBRE A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.

É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.

Para mais informações acesse: www.vinhosdoalentejo.pt

Fonte: S/A LLORENTE & CUENCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club