Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

"O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2018" é Frederico Nunes


120 sommeliers brasileiros participaram na 5ª edição do Concurso da CVRA. O concurso tem o objectivo de aumentar a notoriedade dos vinhos do Alentejo no mercado brasileiro. As exportações de vinhos do Alentejo para o Brasil aumentaram 30% entre 2012 e 2017.

Frederico Nunes, de Brasília, é o novo embaixador dos vinhos do Alentejo no Brasil, como vencedor do Concurso "O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2018", uma iniciativa da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) que visa aumentar a notoriedade e o conhecimento sobre os vinhos da região no canal da restauração brasileira.

Segundo destaca Maria Amélia Vaz da Silva, do departamento de Marketing da CVRA, "queremos proporcionar aos sommeliers do Brasil a experiência da identidade vitivinícola alentejana, dentro da nossa estratégia de reforço da presença dos vinhos do Alentejo no mercado brasileiro". De 2012 para 2017, as exportações de vinhos do Alentejo para o Brasil aumentaram 30%, passando de 2 para 4 milhões de litros.

Esta 5ª edição do concurso anual, promovido pela primeira vez pela CVRA em 2014, atraiu 1

especialistas de todo o Brasil. Este ano, o júri composto por Francisco Mateus, presidente da Direção da CVR Alentejana, Alexandre Lalas, jornalista e crítico de vinhos brasileiro e Guilherme Corrêa, o importante sommelier brasileiro, que agora trabalha em Portugal, teve a difícil tarefa de escolher o embaixador do Vinhos do Alentejo no Brasil. A final incluiu um teste escrito e uma prova oral sobre os conhecimentos adquiridos, tendo o grande vencedor recebido como trofeu um decanter de cristal gravado com o título de "Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2018".

Mais do que o prémio, os oito finalistas da 5ª edição tiveram a oportunidade de conhecer de perto tradição que está por traz da qualidade dos vinhos alentejanos, as grandes variedades de castas e os distintos terroirs. Os finalistas estiveram, durante a semana passada, no Alentejo onde trocaram experiências com os produtores e enólogos desta região.

Sobre a 5ª edição do Concurso

A quinta edição do "O Melhor Sommelier do Brasil – 2018", realizada entre os meses de Setembro de 2017 e Janeiro de 2018, envolveu cerca de 150 sommeliers de todo o Brasil, que participaram das seletivas regionais realizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília.

Em cada etapa, foram apresentados conceitos-chave da região vitivinícola do Alentejo, tais como o seu histórico, terroir e perfil dos vinhos. Ao longo do evento, os participantes realizaram um teste escrito e foram convidados a aferir as caraterísticas singulares dos vinhos alentejanos. Os dois melhores de cada cidade foram selecionados para a segunda fase. Os oito finalistas foram ao Alentejo conhecer de perto a realidade dos vinhos alentejanos, as grandes variedades de castas e os distintos terroirs.

Ao longo de uma semana, os brasileiros puderam trocar experiências com os produtores e enólogos da localidade para aprofundar seus conhecimentos com os vinhos da região. No último dia, todos foram submetidos a um teste escrito e uma prova oral sobre os conhecimentos adquiridos. O grande vencedor, além de sagrar-se embaixador dos Vinhos do Alentejo durante o ano de 2018, recebeu da CVRA um troféu especial, simbolizado por um decanter de cristal gravado com o título de "Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2018" e com o seu nome.

SOBRE A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.

É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.

Para mais informações acesse: www.vinhosdoalentejo.pt

Fonte: S/A LLORENTE & CUENCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club