Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Clube do Malte: 10 curiosidades sobre cerveja que você precisa saber


A cerveja é uma bebida milenar e uma das mais consumidas no mundo. Está na raiz da cultura ocidental, se mantendo relevante até hoje. Ela traz tradição, sabor, cultura, momentos de descontração, confraternização e encontro de pessoas. A cerveja já passou por inúmeras transformações da história e em sua produção. Com suas origens no Oriente Médio, teve um percurso histórico na Europa, ficou popular em todo o mundo e faz parte de um universo paralelo, com muita história, cultura e várias curiosidades.

O Clube do Malte (www.clubedomalte.com.br), um dos maiores players do mercado craft beer do Brasil, separou 10 curiosidades sobre cerveja que você precisa conhecer.
  1. Estudos e dados históricos apontam que as cervejas existem há pelo menos 8.000 a.C.
  2. Em 1539, na região da Baviera, na Alemanha era proibido fabricar cerveja durante o verão. Devido ao calor as cervejas fermentadas na época estragavam muito rápido.
  3. No Código de Hamurabi, escrito por volta de 1730 a.C. um dos artigos previa o afogamento do cervejeiro em sua própria cerveja, caso ela estivesse ruim.
  4. Os monges, não só produzem como bebem cerveja a muito tempo. Por ser uma bebida altamente nutritiva, era considerada a bebida dos monges. Nos tempos de jejum, as cervejas mais encorpadas eram fundamentais e serviam como alimentação.
  5. As cervejas são classificadas por família e estilos. As famílias são Lagers, Ales e Lambics. Dentro dessas três famílias existem mais de 150 estilos.
  6. Na antiguidade a produção de cerveja era uma tarefa exclusiva das mulheres, chamadas de alewifes.
  7. A maioria das cervejas são comercializada em garrafas de vidro na cor marrom. Isso por que as garrafas marrons ajudam a proteger a cerveja dos raios ultravioletas, evitando a oxidação, que pode ser percebida tanto no sabor quanto no aroma da bebida.
  8. O lúpulo é uma planta, que utilizado na produção de cerveja é responsável pelo índice de amargor (IBU) e também com grande influência no aroma. Foi introduzido na bebida pela primeira vez nos anos 600 da era cristã, devido a sua eficácia para conservação e abundancia da planta nas regiões cervejeiras da época.
  9. Já pensou em estudar cerveja? A zitologia é o estudo da cerveja, zítólogo é quem estuda a cerveja e a zitogastronomia é o estudo da cerveja com a gastronomia, é a parte que estuda as harmonizações de comida e cerveja.
  10. Santo Agostinho é oficialmente considerado pela Igreja Católica o Padroeiro dos cervejeiros.
Sobre Clube do Malte: www.clubedomalte.com.br

Fundada pelo empresário Douglas Salvador, o Clube do Malte é um dos maiores players do mercado craft beer do Brasil. Com 8 mil assinantes ativos em sua base e mais de mil rótulos em seu portfólio, o Clube do Malte acaba de lançar uma nova configuração do seu programa de assinaturas: o SMART. O novo serviço é uma maneira prática e econômica dos assinantes receberem produtos de conveniência (como cosméticos, itens de higiene, perfumaria, snacks etc), no conforto de suas casas, aproveitando o frete do seu Beer Pack.

Fonte: Visar Planejamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club